Indicada pelo presidente da União dos Vereadores do Brasil (UBV), Gilson Conzatti, a vereadora por Maceió, Tereza Nelma (PSDB), será homenageada com a Medalha Mulher Destaque Brasil, durante o Encontro Nacional de Legislativos Municipais, que acontece de 14 a 16 deste mês, em Foz do Iguaçu/PR. A premiação, que está em sua primeira edição, será concedida para mulheres atuantes na política, especialmente vereadoras com destaque na atuação legislativa em seus municípios.

Dessa forma, ainda devido à atuação de Tereza Nelma em prol das mulheres e por estarmos no mês dedicado a elas, a vereadora foi convidada também para ministrar a palestra “As leis como forma de empoderamento da mulher”, onde apresentará um pouco de sua atuação, enquanto parlamentar.

Tereza Nelma, que é autora 8 leis vigentes voltadas exclusivamente para o público feminino, diz que essa premiação não representa apenas a ela, e sim a todas as mulheres. “Eu realmente não esperava. Mas, vejo que essa premiação virá para me dar ainda mais certeza que devo continuar com o meu trabalho, principalmente na defesa das mulheres. Estamos em março, o chamado ‘mês das mulheres’, então irei para esse encontro representando todas as trabalhadoras, dignas, chefes de família, enfim, todas as guerreiras que lutam diariamente para sobreviver em um mundo ainda tão desigual conosco”.

Um dos destaques da palestra será a Lei da Parada Segura, em vigor desde setembro de 2017, que garante o direito às mulheres de desembarcarem do transporte coletivo em um local mais seguro e próximo das suas residências, na rota do ônibus, após as 20h, em Maceió. “Eu tenho muito orgulho de falar dessa lei. Foi um trabalho árduo, mas graças ao apoio dos movimentos e da sociedade civil, nós conseguimos. Meu propósito é levar esse exemplo para as demais vereadoras que estarão no encontro, para que levem esse projeto de lei para seus municípios, como uma forma de dar mais segurança para as mulheres de todo o Brasil”, completou Tereza.