A Comissão Permanente de Educação, Cultura, Turismo e Esporte da Câmara de Maceió se reuniu, nesta terça-feira (3), com representantes dos auxiliares de sala da rede municipal de ensino, com a secretária adjunta municipal de Educação, professora Sílvia Cardeal, e com Victor Silva, da Procuradoria Especializada da Administração Municipal. Na pauta do encontro, a minuta do projeto de lei do Executivo que trata, entre outros pontos, da alteração no item “escolaridade”, exigido para a função que os profissionais exercem, hoje de nível fundamental, para médio, e equiparação salarial com os professores da rede.

Os auxiliares de sala ingressaram na rede municipal no concurso de 2008 e reivindicam equiparação salarial com os demais profissionais que estão em sala de aula, como explica uma das integrantes da comissão, professora Cleonice Costa. “É uma luta antiga a nossa para que a prefeitura reconheça que estamos em sala de aula, exercendo a função pedagógica, de professor, de educador, mas que, infelizmente, não temos a remuneração condizente com o que desempenhamos. A minuta da mensagem do Executivo não nos agrada em pontos como a nomenclatura do cargo, e encontramos nos vereadores a força para a interlocução com o Poder Público. Estamos debatendo ponto por ponto que não nos agrada e esperamos que a situação seja resolvida”, destacou.

O presidente da Comissão, o vereador Silvânio Barbosa (PMDB) também ressaltou a realização de mais uma rodada de negociação entre PGM, auxiliares de sala, secretaria de Educação e a Comissão. “A luta dos auxiliares é antiga. Mas, somente na gestão da secretária Ana Dayse Dória, e da intervenção da atual Comissão de Educação, por mim presidida, é que o pleito desses profissionais foi atendido para que um projeto de lei fosse elaborado e as distorções entre função e salário do cargo exercido por esses professores fossem corrigidas. Para isso, estamos aqui na Câmara em mais uma rodada de negociação para chegarmos a um bom temo com a PGM e secretaria de Educação de Maceió”, disse o vereador, que esteve acompanhado pelos colegas Silvania Barbosa (PRTB) e Francisco Sales (PPL), que também compõem a Comissão.

ORDEM DO DIA – Os vereadores por Maceió também se reuniram em mais uma sessão ordinária da Casa, nesta terça-feira. Os parlamentares aprovaram requerimentos, indicação e moções de aplausos que constaram na Ordem do Dia da sessão. Um dos requerimentos foi do vereador Eduardo Canuto (PSDB), que solicita entrega da Comenda Dr. Edécio Lopes a José Oscar de Melo Filho. Também foi do parlamentar a única indicação do dia, pedindo o recapeamento da Avenida Rotary, no Farol. Por fim, entre as moções de aplauso, uma de Silvânio Barbosa para a Eliel dos Santos Carvalho, presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE-AL).