A vereadora Tereza Nelma (PSDB) promoverá, nesta sexta-feira (29), sessão especial para entrega da Comenda Gerônimo Ciqueira, criada por ela em 2007 e conferida a personalidades e entidades filantrópicas e sociais que se destacaram na defesa da inclusão social, econômica, política e cultural das pessoas com deficiência no município de Maceió. A sessão ocorrerá às 9h, na Câmara Municipal de Maceió.

Serão agraciados com a honraria Gustavo Paes Amorim, Raquel Pereira e David Santana, estes dois fundadores do Instituto Life Down.

Gustavo Amorim, jornalista alagoano, é responsável pelo blog “Na mira do esporte”, do site Alagoas 24 horas. Aos cinco anos de idade começou a perder a visão em decorrência da Retinose Pigmentar- um conjunto de doenças oculares que causa a degeneração da retina. Hoje, como um típico exemplo de superação e com apenas 10% da sua visão, Gustavo mora em Florianópolis, onde trabalha como aprendiz no setor de comunicação do Ministério Público de Santa Catarina.

O outro homenageado trata-se de uma instituição já muito conhecida em Alagoas e no Brasil. O Instituto Life Down, desenvolvido em março de 2015, reúne pais, amigos e profissionais interessados por uma causa comum: promover, por meio da informação, a melhoria da qualidade de vida e proporcionar maiores oportunidades para as pessoas com síndrome de Down.

Segundo a vereadora Tereza Nelma, o propósito é, por meio da comenda, demonstrar toda a admiração da sociedade alagoana para com essas personalidades que rompem barreiras e buscam uma sociedade mais inclusiva.

“É uma honra para mim ter dois ícones tão importantes para agraciar com essa comenda. Gerônimo Ciqueira foi um querido e, assim como ele, a comenda que leva seu nome deve agraciar lutadores em prol das pessoas com deficiência, como são meus dois homenageados nessa sessão. Sem dúvida foi uma escolha acertada e que eu terei toda a alegria de agraciar”, disse ela.