Uma sessão especial na próxima segunda-feira (9), às 9h, no Plenário da Câmara Municipal de Maceió, marca a entrega da Comenda Amiga da Criança. A outorga é conferida a personalidades, entidades filantrópicas, instituições públicas e privadas que atuam em defesa dos direitos da criança e do adolescente, no município de Maceió e foi proposta pela vereadora Tereza Nelma (PSDB).

Serão agraciados o Programa Integração AABB Comunidade, o Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu, a professora Alizete Maria Maneira Gomes e Zilmara Oliveira Lages Pita de Almeida.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são aproximadamente 60,5 milhões de brasileiros entre 0 e 19 anos, e, apesar de avanços em ações para a faixa etária, na opinião de especialistas, o país tem muito a evoluir. Dados do Cenário da Infância e da Adolescência no Brasil, lançado em março desse ano pela Fundação Abrinq, destacam que 17,3 milhões de crianças e adolescentes até 14 anos — 40,2% da população da faixa etária — vivem em domicílios de baixa renda. Desses, 5,8 milhões (13,5%) em situação de extrema pobreza.

As vulnerabilidades sociais estão intimamente relacionadas. Há consequências diretas para a criança inserida na baixa renda, entre elas, o aumento da violência, o estímulo ao trabalho infantil, a falta de saneamento básico, uma pior condição de saúde. Assim como há outros que são resultado da falta de um olhar mais atento das autoridades, de prioridade nas políticas públicas, de acordo com especialistas.

Segundo a vereadora Tereza Nelma, a atual situação a qual as crianças brasileiras estão inseridas só reforça a importância do trabalho dessas pessoas e instituições homenageadas. “Todas elas possuem um trabalho lindo e exemplar no amparo a essas crianças. A realidade é que nosso país chegou ao ponto que não consegue mais amparar esses pequenos. Então, não podemos mais esperar”.

De acordo com a parlamentar, “foi justamente isso que os meus homenageados fizeram e continuam fazendo: estão colocando a ‘mão na massa’ e fazendo a sua parte para ajudar o futuro dessas crianças que pode ser brilhante, basta que elas recebam o apoio necessário para crescer com qualidade de vida. Estou muito feliz de conseguir, ao menos dessa forma, retribuir um pouco tudo que eles estão fazendo por uma Alagoas melhor”.