Com a atividade parlamentar desta quinta-feira (14), a Câmara Municipal de Maceió encerrou as sessões ordinárias na Casa de Mário Guimarães. De acordo com o Regimento Interno da Câmara, o parlamento entra em recesso a partir desta sexta-feira e retoma os trabalhos em 15 de fevereiro de 2018. Em seus discursos e em clima de despedida, os vereadores aproveitaram para avaliar os trabalhos na Câmara em 2017. Para o presidente da Casa, vereador Kelmann Vieira (PSDB), o ano foi bastante produtivo. Além disso, ele falou sobre um grande passo que a Câmara dará, em 2018, quando mudará para uma nova sede.

“Por mais que tenhamos nossas divergências de ideias, a Câmara provou mais uma vez que o respeito imprescindível entre todos os vereadores prevalece. Mais que isso, esse respeito se reflete em compromisso com a cidade de Maceió. Os números provam que trabalhamos incansavelmente, aprovando requerimento, indicações e projetos de lei, para que nosso Município ofereça uma qualidade de vida melhor. Por tudo isso, digo aqui, aos meus colegas, que tenho muito orgulho de fazer parte desse parlamento. Também quero destacar o bom relacionamento entre Legislativo e Executivo, que se entenderam, mas a independência prevaleceu”, declarou Kelmann Vieira, que ainda falou sobre a mudança de sede que deve acontecer quando a Casa retomar os trabalhos em fevereiro.

“Também quero agradecer aos pares pela contribuição no sentido de transformar em realidade a necessidade de mudarmos de sede, já que este prédio, todos sabem, não mais possui condição física e de segurança para continuarmos com os trabalhos”, disse o presidente.

A vice-presidente da Câmara, vereadora Silvania Barbosa (PRB), também discursou e avaliou o ano legislativo 2017.

“Quero agradecer a todos os meus colegas de Casa, aos funcionários e dizer encerramos mais um ano legislativo com o sentimento do dever cumprido. Como afirmou o presidente Kelmann Vieira, este parlamento segue firme no propósito de fazer Maceió um lugar cada dia melhor para se viver. Obviamente, ainda há empecilhos para isso, porém buscamos superar os obstáculos. A mudança da sede é um marco histórico para a Câmara, mas é uma mudança que se faz necessária não por qualquer tipo de vaidade, mas porque o lugar já não mais comporta toda nossa estrutura. Por fim, quero desejar feliz Natal e um 2018 de renovação para todos nós”, comentou Silvania Barbosa.

Um dos integrantes da oposição na Casa, o vereador Sílvio Camelo (PV) também usou a tribuna para avaliar o ano legislativo e a relação bancada/oposição no parlamento.

“Chegamos ao fim de mais um ano legislativo e, como disse o presidente Kelmann Vieira, apesar das divergências ideológicas, mantivemos o respeito entre nós com o objetivo de trabalharmos por Maceió. Quero registrar minha felicidade por estar entre os meus pares e desejar um 2018 de realizações”, disse Camelo.

ORDEM DO DIA – No último dia de trabalhos legislativos, os vereadores também aprovaram projetos de lei, indicação e requerimentos como os do parlamentar Dudu Ronalsa (PSDB), que pede ao Executivo limpeza geral e pintura do meio-fio da Praça Ernandes Elias Carneiro, no Clima Bom. Entre as indicações, um do vereador Luciano Marinho (Podemos) que sugere a colocação de tela no campo de futebol society próximo ao Colégio Interativo, no Eustáquio Gomes.

Como projeto de lei, a Câmara aprovou o da vereadora Silvania Barbosa que dispõe sobre internet móvel nos transportes públicos de Maceió, assim como o de Tereza Nelma, que institui no calendário oficial de eventos do município a semana dos terreiros de raízes africanas em Maceió, data a ser comemorada em 8 de setembro.