PORTAL DA CÂMARA MUNICIPAL DE MACEIÓ

28/06/2017

Kelmann Vieira é reeleito para Mesa Diretora no biênio 2019/2020

Chapa encabeçada pelo vereador recebeu 12 votos e, com isso, ele vai comandar a Casa de Mário Guimarães pela terceira vez consecutiva


Kelmann Vieira é reeleito para Mesa Diretora no biênio 2019/2020

Luciano Milano/Dicom

O presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Kelmann Vieira (PSDB), foi reeleito para o cargo durante o biênio 2019/2020, em sessão ordinária que ocorreu nesta quarta-feira (28). Única inscrita para o pleito, a chapa do atual presidente da Casa foi referendada por 12 votos. Dos 21 parlamentares que integram a Casa, 9 não compareceram à sessão. Os votos, como determina o artigo 37 do Regimento Interno da Câmara, foram nominais e abertos. Com isso, Kelmann Vieira vai presidir o Poder Legislativo municipal pela terceira vez consecutiva.

Em 2019, com Kelmann Vieira à frente, a Mesa Diretora será composta por Fátima Santiago (PP), como vice-presidente; Antônio Hollanda (PMDB), segundo vice-presidente; Ib Breda (PR), primeiro secretário; Silvânia Barbosa (PRB), segunda secretária; José Márcio Filho (PSDB), terceiro secretário; Samyr Malta (PSDC), primeiro suplente e Aparecida Augusta (DEM), segunda suplente.

Ao fim da sessão ordinária que o reelegeu, o presidente Kelmann Vieira fez um longo discurso onde relembrou sua trajetória, falou sobre a importância da família em sua vida e do apoio que recebeu dos 12 vereadores que o reconduziram ao cargo. Ressaltou a parceria com o prefeito Rui Palmeira (PSDB), que o apoiou mais uma vez, e o papel decisivo da Justiça para garantia do pleito.

“Como homem democrático que procuro ser, registro a importância da imprensa no processo de minha reeleição, garantindo a versão dos dois lados dos fatos, mesmo se um deles estiver mentindo. Obviamente, agradeço à minha esposa Flávia que, embora a política tenha também nos feito passar por momentos difíceis, não arredou o pé do meu lado. Sou reconduzido ao cargo também graças à decisão do desembargador-presidente do Tribunal de Justiça, Otávio Praxedes, que cassou liminar que impedia a eleição. Apesar de alguns percalços, este é um pleito onde pude reafirmar meu compromisso com a democracia, tendo sempre como base a lealdade, moral, ética e transparência, características que nortearam e norteiam todos os meus atos à frente do Legislativo, assim como mostra a quem duvidava que o prefeito Rui Palmeira segue ao meu lado e vice-versa, sempre pelo bem de Maceió”, declarou Kelmann Vieira.

Atual vice-presidente da Casa, a vereadora Silvânia Barbosa também expressou seus sentimentos a respeito do pleito que vai manter Kelmann até o fim da atual legislatura em 2020. “Não poderia deixar de falar e agradecer a todos os vereadores que votaram na tarde de hoje. Quando fui conversar com vossa excelência para colocar meu nome para a próxima Mesa, o senhor, vereador Kelmann Vieira, disse que se fosse vontade da maioria, assim seria. Mais uma prova de justiça e respeito a todos que caminharam com o senhor até essa eleição”, disse a vereadora do PRB.

Líder do governo, o vereador Eduardo Canuto também usou a tribuna para parabenizar Kelmann Vieira pela recondução ao cargo. Ele exaltou qualidades do presidente e companheiro de partido. “Não temos o que questionar em Kelmann Vieira, porque é um cara que conseguiu agregar. É um homem de decisão forte, um grande cara, mas, mesmo mais novo que eu, mostra a maturidade que tem. Sendo justo como você é, presidente, tenho a certeza de que o sentimento de vitória de hoje é de emoção e de grande carinho de todos nós. Todas essas suas qualidades também me ajudaram a fazer meu trabalho como líder do governo na Casa”, argumentou.

Para o futuro 3º secretário, vereador José Márcio Filho, a eleição desta quarta, mostrou a união e coesão do grupo que apoia o atual presidente. “É importante notar, senhor presidente, que ao seu lado há um grupo leal que reconhece todo o esforço e dedicação do seu trabalho para fazer da Câmara Municipal um poder mais transparente, mais moderno, mais próximo das comunidades, onde os anseios da população são ouvidos, discutidos, transformados em projetos e encaminhados para o Executivo. Isto avançou muito sob o seu comando”, salientou.

Futura vice-presidente da Mesa, vereadora Fátima Santiago lembrou que a liderança de Kelmann como presidente a fez entender que, de fato, a Casa de Mário Guimarães é lugar de iguais. “Ouvia muito falar que a Câmara era um lugar de iguais. Mas, infelizmente, demorou para eu entender o que era isso, e só agora, sob sua gestão, presidente, foi que aprendi o isso é. Temos um presidente democrático. Alguns se sentaram nessa cadeira, senhor presidente, e se acharam acima dos outros. Porque esse lugar que o senhor ocupa já foi ocupado por pessoas que se entendiam donos do poder. Hoje, esse grupo que o reelegeu comprova que as coisas não funcionam mais assim”, ressaltou Fátima Santiago.