27/05/2013

Projeto de estruturação da Cachoeira do Meirin é apresentado na Câmara

Audiência Pública proposta pelo vereador Wilson Junior teve a participação de lideranças do Benedito Bentes

Projeto de estruturação da Cachoeira do Meirin é apresentado na Câmara

Durante Audiência Pública realizada nesta segunda-feira (27/05), na Câmara Municipal de Maceió, foi apresentado um projeto estruturante para área da Av. Cachoeira do Meirin, no bairro do Benedito Bentes.

A via é o principal de acesso ao bairro do Benedito Bentes – o mais populoso da capital –, sendo passagem obrigatória diária de mais de cinco mil carros, caminhões e motos, além de cerca de três mil bicicletas por turno em horário de pico. Ao abrir os trabalhos, o vereador Wilson Junior (PDT), propositor da audiência pública, lembrou que a Avenida Cachoeira do Meirin está localizada numa área em que há uma explosão populacional e habitacional e que por isso são necessárias melhoras na infraestrutura.

Com a presença dos representantes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), da Superintendência de Iluminação de Maceió (SIMA) e Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA), as lideranças da comunidade expuseram com detalhes os problemas da região, como falta de iluminação, sinalização de trânsito horizontal e vertical, deficiência na acessibilidade, transporte, pontos de ônibus e ciclovia.

Fernanda Cortez, representante da Secretaria de Planejamento do Munícipio, e Jorge Calheiros, diretor de planejamento, transporte e tráfego, apresentaram para os presentes o projeto que beneficiará toda a população da região.

“O projeto terá recursos federais, será uma obra estruturante e a sinalização da avenida é prioridade. O projeto vai contemplar em primeiro momento, os pedestres e ciclistas. A SEMPLA em parceria com a SMTT irá priorizar a questão das faixas e a sinalização na Via”, afirmou Fernanda Cortez.

O projeto conta com três passarelas, uma rotatória, área de lazer e esporte, espaço para cultura. Sandra Monteiro, moradora do Cidade Sorriso 1, usou a tribuna para falar dos acidentes que ocorrem na via. Ela pediu que projeto contemple todo o bairro e não apenas a Avenida Cachoeira do Meirin. Morador do Benedito Bentes, Naélito Santos também usou a tribuna para mostrar foto de acidente que aconteceu na via em 2003, que vitimou sua mãe, irmão e prima. Para ele, seus parentes sofreram o acidente porque na Av. Cachoeira do Meirin não existe nenhuma faixa de pedestre.

Para o vereador Wilson Junior, o diálogo entre população e poder público é um primeiro passo no sentido de cobrar que as melhorias sejam implantadas na região. Ele disse torcer para que o projeto seja implantado o mais rápido possível, para o bem da população. Durante a audiência, o vereador aproveitou para exibir imagens da Grota Bom Jesus, no bairro, e disse estar preocupado com a chegada do período de chuvas, que vão piorar ainda mais a situação do local, oferecendo risco à população.

O vereador Chico Filho afirmou que o problema da Avenida Cachoeira do Meirin é muito mais amplo e que a solução passa pela implantação de um plano de mobilidade urbana na cidade de Maceió. Ele anunciou que nesta terça-feira, às 9h, terá uma reunião com o secretário de Planejamento, Manoel Messias, para discutir o plano diretor e os planos complementares. “A cidade cresce totalmente desorganizada e projetos têm que ser bem planejados ligando toda a rede”, afirmou.

Também participaram da audiência os vereadores Silvania Barbosa (PPS) e Silvanio Barbosa (PSB), Arnaldo Costa, representante da Sima; Zenildo Oliveira, da SMTT; e lideranças do bairro como Cacá Martins, Jailson Francisco, Teovan Omena, Siderlane, Teodoro Lima e Edvaldo Carlos e o conselheiro tutelar Carlinhos.