PORTAL DA CÂMARA MUNICIPAL DE MACEIÓ

26/06/2013

Câmara discute transporte coletivo em audiência pública na sexta-feira

Sessão foi convocada pela Comissão Especial de Fiscalização e Acompanhamento do Transporte Coletivo


Câmara discute transporte coletivo  em audiência pública na sexta-feira

A Câmara Municipal de Maceió realiza na próxima sexta-feira (28), às 9h, Audiência Pública para discutir o tema “Transporte Coletivo de Maceió”. A sessão foi proposta pela Comissão Especial de Fiscalização e Acompanhamento do Transporte Coletivo da Câmara, integrada pelos vereadores Silvânio Barbosa (PSB), Silvania Barbosa (PPS), Zé Marcio (PSD), Cléber Costa (PT) e Davi Davino (PP).

Segundo Silvanio Barbosa, presidente da Comissão, a audiência deverá ser uma das últimas etapas do trabalho da Comissão Especial, que nas próximas semanas apresentará um relatório com sugestões da Comissão para o fortalecimento de políticas públicas que assegurem qualidade ao transporte de massa. “Essa audiência já estava agendada desde maio, mas acontece agora, quando todo o país discute o problema do transporte coletivo. É mais um motivo para a população vir à Câmara participar das discussões e dar suas sugestões”, observou o vereador.

Desde quando a Comissão Especial foi criada, os vereadores visitaram terminais de ônibus para verificar as condições físicas e ouvir usuários; tomaram depoimentos de proprietários de empresas e representantes da Transpal; analisaram planilhas de custos do sistema e viajaram do Centro até o Benedito Bentes, para vivenciar os problemas dos usuários de transporte coletivo.

A audiência de sexta-feira terá participação do diretor-presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans), Gilmar Silva de Oliveira, que apresentará sua experiência no disciplinamento e organização do trânsito e transporte na cidade de Petrópolis (RJ).Gilmar Silva é mestre e doutorando em engenharia dos transportes, possui graduação em ciências administrativas, com mais de 15 anos de experiência no setor público e privado. Também presta consultoria nas áreas de planejamento, operação, custos e economia dos transportes para empresas do setor de transporte urbano.

A audiência é aberta à população e a entidades representativas, que poderão se manifestar para apresentar sugestões ao relatório da Comissão.