21/06/2013

Atenção integral à saúde da pessoa idosa é discutida na Câmara

Audiência Pública contou com a presença da psicóloga Jamili Calixto, do Ministério da Saúde

Atenção integral à saúde da pessoa idosa é discutida na Câmara

A Câmara Municipal de Maceió realizou nesta sexta-feira (21/06) uma sessão especial para debater o tema “Saúde e qualidade de vida da pessoa idosa no município de Maceió”. A atividade fez parte da programação da Semana Municipal de Combate à Violência contra a pessoa idosa e foi proposta pela vereadora Fátima Santiago (PP).

A psicóloga e assessora da Área Técnica de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde, Jamili Calixto, ministrou a palestra sobre “Avanços e desafios das políticas de saúde para população idosa no Brasil”. Ela destacou a importância da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (portaria nº 2.528 de 19 de outubro de 2006), que tem como objetivos a promoção do envelhecimento ativo e saudável; atenção integral, integrada à saúde da pessoa idosa; estímulo às ações intersetoriais, visando à integralidade da atenção; assegurar recursos para garantir a qualidade da atenção à saúde da pessoa idosa; estimular a participação e fortalecimento do controle social.

A técnica também mencionou que o Ministério da Saúde tem se preocupado em expandir a divulgação e a reformulação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, o Caderno de Atenção Básica; realização de oficinas de Prevenção de Quedas e na Prevenção da violência contra pessoa idosa; além de ter desenvolvido um Guia Prático do Cuidadores. Os principais desafios a serem enfrentados são o empoderamento da população idosa na sociedade; ampliar a Academia da Terceira Idade; capacitar profissionais do SUS e definir um modelo de atenção à pessoa idosa.

Atualmente a expectativa de vida no Brasil é de 73 anos e as mulheres estão envelhecendo mais. Em Maceió, no período de 2000 a 2010, ocorreu um aumento de aproximadamente 15 mil idosos. “Atualmente, o percentual de idosos é de 23,5 milhões dos brasileiros e com o aumento desses índices, a preocupação com o bem estar das pessoas idosas e um envelhecimento digno, deixou de ser uma exclusividade das famílias e passou a ser um dever de toda sociedade e governos”, destacou Fátima Santiago.

Já o presidente da Câmara Municipal, vereador Chico Filho (PP), mencionou que a execução de políticas públicas depende de um trabalho conjunto. “A nossa sociedade ainda tem muito que aprender sobre a importância da pessoa idosa. Estamos aqui nessa Casa Legislativa com o compromisso de trabalhar por Maceió, e, temos que estar ao lado da sociedade para construir uma nova realidade. O Poder Público representa uma grande rede e precisa estar interligado para efetivar as políticas públicas”, afirmou.

A mesa de honra foi composta por Elisabeth Toledo, Coordenadora do Núcleo Estadual do Programa Saúde do Idoso, da Secretaria Estadual de Saúde; Taine Costa, coordenadora do Programa de Atenção à Saúde do Idoso/Secretaria Municipal de Saúde; Cosmélia Fôlha, Presidenta da Comissão de Direitos Sociais da OAB-AL; Mariana Santos, coordenadora do Programa de Atenção e defesa do Consumidor Idoso do Procon-AL; Crismédio Costa, Coordenador Estadual da Pastoral da Pessoa Idosa; Ronaldo Tenório, representante do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

Homenagens

No encerramento da audiência pública houve a entrega coletiva da comenda Dom Fernando Iório Rodrigues, destinada às personalidades, instituições nacionais e locais, assim como, idosos e idosas que se destacam em prol da defesa dos direitos da população idosa na capital alagoana. Foram homenageados a médica geriatra Helen Arruda Guimarães; a Técnica de Enfermagem, Irene Barros dos Santos; a Juíza de Direito, Ana Florinda Mendonça; Marta Maria da Silva Lins, Assistente Social; e o senhor Petrúcio dos Santos, líder comunitário.

No final da cerimônia, a cantora Madalena Silva interpretou o hino nacional e canções no ritmo de forró em alusão aos festejos juninos. O plenário ficou repleto de idosos, cuidadores, membros do Conselho Estadual do Idoso, integrantes do Ministério Público Comunitário, lideranças de instituições que defendem os direitos da pessoa idosa e familiares de Dom Fernando Iório Rodrigues. Também estiveram presentes os vereadores Zé Márcio (PSD), Heloisa Helena (PSOL), Kelmann Vieira (PMDB) e Silvania Barbosa (PPS).