19/05/2017

Entrega da Comenda Denilson Leite marca Dia Municipal contra a Homofobia

Sessão será na segunda, dia 22, e homenageará a professora Maria Alcina Ramos de Freitas e a técnica em enfermagem Natacha Kiss Wonderful

Entrega da Comenda Denilson Leite marca Dia Municipal contra a Homofobia

Niviane Rodrigues/Dicom

Sessão especial, na próxima segunda-feira (22), às 9h, no Plenário da Câmara Municipal de Maceió, marca o Dia Municipal contra a Homofobia, instituído pela Lei 5.771/09. A sessão foi proposta pela vereadora Tereza Nelma (PSDB) e aprovada por unanimidade pelo Plenário da Casa. Durante a solenidade também será entregue a Comenda Denilson Leite.

Os homenageados com a honraria são a professora Maria Alcina Ramos de Freitas, mestra em educação brasileira e Natacha Kiss Wonderful, técnica em enfermagem.

Também será proferida a palestra com o tema “Corpos invisibilizados – a negação de direitos e cidadania das pessoas LGBT”, com o palestrante Eden Erick Hilário Tenório de Lima, doutorando em Ciências Sociais, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), professor assistente de Pesquisa em Saúde, Metodologia Científica e Trabalho de Integração Curricular da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncial).

A Comenda Denilson Leite foi instituída pelo Decreto Legislativo nº 550, de 13 de setembro de 2013, e é conferida a trabalhadores e autores da arte e da cultura, e a instituições não governamentais, principalmente da área teatral, que tenham prestado serviços ao desenvolvimento cultural e na luta contra a homofobia.

Denilson Leite foi ator e professor. Em 2011, foi encontrado morto, no bairro Fernão Velho, em Maceió. As circunstâncias cruéis da morte foram amplamente divulgadas pela imprensa à época. As investigações indicaram que o crime foi motivado por questões homofóbicas.